Produção de audiovisual ganha novos incentivos para mercado internacional

Ancine define novas regras para projetos de incentivo que contemplam também workshops; programas englobarão 22 mercados, 80 festivais e 27 laboratórios

A produção brasileira de audiovisual ganhou um novo incentivo para promover e incrementar a participação das empresas nacionais no mercado exterior. A Agência Nacional do Cinema - Ancine renovou para o ano de 2014, por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10), os seus dois programas de apoio voltados para a área internacional: Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops e Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios.

Festivais internacionais bastante conhecidos do público estão contemplados pelo programa, como os festivais de cinema de Cannes (França), Munique (Alemanha), Locarno (Suiça), Mar del Plata (Argentina) e Veneza (Itália), e o festival de animação de Annecy (França). Já entre os eventos de mercado, estão o Ventana Sur (Argentina), o Mipcom (França) e o Discop (Itinerante).

“Acreditamos que o formato que a Ancine irá implementar a partir de 2014, através da ampliação dos dois programas, permitirá uma atuação mais abrangente na viabilização da presença de profissionais e empresas brasileiras nos principais eventos internacionais do setor audiovisual. Há uma complementaridade entre as três linhas que compõem os programas, pois passam a compreender o desenvolvimento e a apresentação das obras, por um lado, e as negociações realizadas para poder produzi-las e fazê-las circular no mercado internacional”, afirmou Rosana Alcântara, diretora da Ancine.

Festivais Internacionais

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, lançado pela Ancine em 2006, auxilia com serviços e recursos financeiros, dependendo do evento, a participação de curtas, médias e longas-metragens brasileiros selecionados para festivais no exterior. A partir deste ano, a partir do novo regulamento, o programa passa a incluir também o apoio financeiro a projetos selecionados para laboratórios e workshops internacionais, e com isso passa a se chamar Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops.

O Assessor Internacional da Ancine, Eduardo Valente, justifica a inclusão dos laboratórios no programa com a avaliação de que "esses eventos possuem hoje destacada importância na projeção internacional de uma obra e cada vez mais os curadores de festivais e diversos outros players envolvidos na circulação internacional dos filmes estão indo buscar nesses eventos as obras nas quais vão apostar e investir". Com esse incremento, a lista eventos que o programa abrange chega a 107, ao longo do ano.

O programa recebe inscrições e dúvidas através do e-mail programa.apoio@ancine.gov.br. Os pedidos de apoio, acompanhados sempre do convite oficial enviado para a participação das obras ou projetos de obras, devem ser enviados até o prazo máximo de 25 dias antes da data de início do evento.

Eventos de Mercado

Já o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios foi lançado pela primeira vez em outubro de 2013, tendo ajudado a viabilizar a participação de 49 representantes de empresas produtoras brasileiras independentes em cinco eventos internacionais realizados em novembro e dezembro do ano passado. A partir de 2014, seu regulamento foi reestruturado de forma a incluir todo o calendário anual de eventos de mercado. Assim, a lista de eventos para os quais os produtores podem solicitar o apoio do programa este ano compreende um total de 22 mercados ou rodadas de negócio.

Podem requerer apoio representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido, ou ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido. As solicitações devem ser enviadas para o e-mail programa.mercados@ancine.gov.br, trazendo no título da mensagem o evento para o qual se pleiteia o apoio. A mensagem deve conter o formulário de Inscrição preenchido e cópias dos documentos exigidos no regulamento. As solicitações devem ser enviadas até o prazo máximo de 25 dias de antecedência em relação à data de início do evento. Excepcionalmente, para os eventos do mês de fevereiro, as inscrições serão recebidas com até 20 dias de antecedência. Um mesmo representante (pessoa física) só poderá receber apoio para, no máximo, dois eventos por ano de vigência do programa.

Esse programa prevê um número máximo de apoios a serem concedidos por evento. Nos casos em que o número de pedidos que cumpram com os requisitos obrigatórios exceda este número, será feito um processo de seleção, a partir de um sistema objetivo de pontuação detalhado no regulamento. Já no Programa de Apoio a Participação em Festivais, Laboratórios e Workshops, quando tiver um número maior de pedidos de apoio do que o máximo por evento, caberá à organização do próprio evento definir quais pedidos devem ser priorizados.

Fonte:
Portal Brasil
Agência Nacional do Cinema

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.