Desafio da paz reuniu mais de 2000 participantes no Rio de Janeiro

Participantes aguardando a largada
Foto: A Voz da Comunidade
Evandro Lima
Pelo quarto  ano consecutivo comunidade  pacificada sediou no último dia 26 de maio  corrida de 5km  em percurso que incluiu  largada na Vila Cruzeiro e o caminho que serviu de rota de fuga para traficantes em 2010 durante o processo de  ocupação pela polícia.

O evento esportivo que   é  organizado pelo Afroreggae,  tem  como principal objetivo  unir asfalto e favela.  Em 2013 o Desafio da Paz contou com mais de dois mil participantes entre políticos, policiais, artistas, atletas profissionais, amadores e moradores  da própria comunidade.

O mineiro Gilberto Lopes, de 23 anos, chegou em primeiro lugar e realizou a prova em 17 minutos.  Já o gari Ronaldo Carlos da Silva foi o primeiro colocado da comunidade do Complexo do Alemão e cumpriu todo o trajeto em 20 minutos.  O atleta de 31 anos e seis dedicados ao atletismo, recebe ajuda de custo de um grupo de treino criado na própria comunidade para estimular novos adeptos da corrida, treina seis vezes por semana.  Antes jogava futebol e resolvi aderir às corridas e aos treinos para ganhar mais velocidade dentro de campo – disse Ronaldo à AABB.

Criatividade no Desafio da Paz:  corredor fantasiado de Hulk.

Outro destaque da corrida foi Paulo Longevidade, de 78 anos.  O mais velho entre os participantes cumpriu a prova a prova em 41 minutos.  Praticante de corrida há mais de vinte anos, o experiente corredor revelou que para manter o pique segue a risca uma dieta alimentar saudável, não bebe e também não fuma.  O bom humor e a irreverência de alguns participantes também deram um toque especial à prova e atraíram a atenção do público e dos moradores que acompanhavam a prova de suas janelas, além do clique dos fotógrafos.  O grupo circense AfroCirco, formado por componentes do Afroreggae se apresentou no encerramento do Desafio da Paz e encantou o público com suas coreografias e acrobacias.


Tiros antes da largada assustou participantes


José Mariano Beltrame
em coletiva de imprensa após corrida. 
Foto: Alexandre Puchalsck
Minutos antes da prova  tiros disparados por traficantes no alto do Morro da Grota provocou pânico nos atletas que aguardavam o inicio da prova.   Por questões de segurança muitos desistiram de participar da corrida.

Foto: Alexandre Puchalsck
Com a chegada de reforços do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE,  além de cobertura de helicópteros da Polícia Civil, o Desafio da Paz iniciou a corrida  às 9h da Manhã (horário de Brasília), uma hora depois do previsto.  Em coletiva de imprensa realizada logo após a prova, o Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame classificou o incidente como uma tentativa de enfraquecer  o pode público e o processo de pacificação no Complexo do Alemão.  Disse também a UPP – Unidade Policial Pacificadora está consolidando um trabalho que põe fim a um ciclo histórico de opressão  do tráfico sobre a comunidade e que novas medidas  de segurança serão estudadas e tomadas em breve.  Daqui não sairemos, enfatizou o secretário durante conversa com jornalistas.


Evandro Lima, 37 anos, é carioca, jornalista, pesquisador de Comunicação e Cultura Urbana, ator e produtor cultural. Escreve artigos sobre televisão, cinema, música e atualidades para blogs e redes sociais. Também colabora para o portal AABB – Associação dos Amigos de Brasileiros en Balleares com notícias sobre o Brasil. É autor do “Manifesto Cotidiano” página do Facebook onde mantém todos os seus artigos. Amante da poesia, é um dos apresentadores do Sarau Poesia de Esquina, da Cidade de Deus, um dos principais movimentos literários do Rio Janeiro.

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.