Atrações turísticas e eventos durante a Copa das Confederações

Além de ir aos jogos, o turista pode aproveitar grande programação de eventos simultâneos à realização do torneio de futebol

Assistir aos jogos da Copa das Confederações em 2013 é o objetivo principal dos fãs de futebol que circulam pelo Brasil neste mês de junho, mas, como não poderia deixar de ser, aproveitar as sedes é um bônus indispensável. Confira os principais atrativos das capitais que vão sediar o evento.
Divulgação/Portal da Copa Brasília é uma das cidades-sede da Copa das Confederações em 2013


Brasília

Construída para ser a capital do Brasil e sede do Distrito Federal, Brasília terá a responsabilidade de sediar a abertura da Copa das Confederações 2013.

O conjunto arquitetônico da cidade, inaugurada em 1960, é famoso pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou obras como a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.

O clima tropical de altitude faz com que a região tenha verões úmidos e chuvosos e invernos secos e frios. Para aproveitar a cidade ao ar livre, o Parque Sarah Kubitschek – também conhecido como Parque da Cidade – é uma excelente opção. Considerado o maior parque urbano da América Latina, possui 4,2 milhões de m² e disponibiliza áreas de lazer, ciclovia, parques infantis, hípica e pista de kart.

Aproveite a estada em Brasília para conhecer uma das mais importantes obras de Niemeyer, a Catedral Metropolitana. Inaugurada em 1967, a igreja fica localizada na Esplanada dos Ministérios. Durante o dia, os raios solares invadem os vitrais e mostram toda a beleza da construção.


Eventos

Os amantes de futebol terão mais um motivo para assistir à abertura da Copa das Confederações na capital federal. A exposição “Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962 – Chile” foi inaugurada na quinta-feira (13.06), em solenidade no Teatro Nacional de Brasília. A abertura contou com a participação de Zito, Coutinho, Pepe, Amarildo, Altair e Jair Marinho - ex-jogadores da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 1962- e, também, de três dos seus adversários na final: Masopust, Jelinek e Stibranyi. Eles foram vice-campeões pela Tchecoslováquia. O visitante pode conferir uma réplica da Taça Jules Rimet, uniformes usados no jogo, textos e súmulas da partida, painéis de fotos e peças que homenagearam o Brasil pela conquista. A exposição fica aberta ao público no Teatro Nacional de Brasília até 27 de junho, com entrada franca.

No dia do jogo de abertura, uma exbição pública será realizada na Esplanada dos Ministérios, com telões e shows especiais.

Em 2013, a tradicional festa "São João do Boi do Seu Teodoro" completa 50 anos e é uma excelente opção para quem estiver em Brasília durante o mês de junho. O evento acontece entre os dias 21 e 23, na sede do grupo Centro de Tradições Populares em Sobradinho.

Um programa musical imperdível é o III Festival de Ópera de Brasília, com apresentações nos dias 12, 16, 17, 19, 20, 25 e 26 de junho na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional.


Belo Horizonte - MG

Copa das Confederações está preparada para emergências de saúde pública
Meios de hospedagem alternativa despontam nas cidades-sede da Copa
Segurança da Copa das Confederações testará serviços para a Copa de 2014

Do alto da Praça do Papa, o então papa João Paulo II exclamou: “Que belo horizonte!”. Encomendada em 1893 para ser a nova capital mineira, Belo Horizonte é famosa por ter um povo acolhedor.

Para sentir o clima da cidade, vá à Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, também chamada de “Feira Hippie”. A avenida é fechada todos os domingos para a montagem das barraquinhas que comercializam objetos de decoração, bijuterias, móveis, tapeçaria, roupas e comidas típicas.

A arquitetura de Belo Horizonte é reconhecida pelas muitas obras do mais célebre arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Edifício Niemeyer e a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves são algumas das construções idealizadas especialmente para a cidade.

Não deixe de apreciar a cidade ao ar livre, seja na Savassi, o mais boêmio bairro belo-horizontino, no Parque Municipal e Parque das Mangabeiras, ou nas praças do Papa e da Liberdade.


Eventos

O estádio do Mineirão será palco dos três jogos da Copa das Confederações na cidade. Entre as partidas, os visitantes podem aproveitar eventos típicos, como o 6º Festival da Cachaça do Mercado Central, entre os dias 15 a 30 de junho. O visitante poderá degustar várias marcas de cachaças mineiras.

O clima de São João também estará em BH, com a Festa Junina no Centro de Lazer Pampulha (CeLP) 2013, em 22 de junho. A programação prevê barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilha, jogos e brincadeiras.

Confira também a temporada da Festa da Música, entre 13 e 23 de junho. A cidade oferecerá, em oito pontos diferentes, um cardápio com as mais belas canções e temas instrumentais de vários cantores do Brasil e do mundo. Veja as datas e locais: dias 10 a 23, Praça do Papa; dias 15 e 22, Feira Tom Jobim; dias 15 a 22, Praça Savassi; dias 15 a 22, Praça da Liberdade; dias 12 a 16, Praça Floriano Peixoto; dias 10 a 22, Praça Santa Tereza; dias 16 a 22, Praça Sete.


Fortaleza - CE

O primeiro jogo da Copa das Confederações em Fortaleza está cercado de expectativa, já que a seleção brasileira terá a chance de uma revanche contra o México, após a derrota na final das Olimpíadas de Londres, em 2012. A cidade também será palco da disputa entre Espanha e Nigéria e de uma semifinal.

Os visitantes que escolheram assistir aos jogos em Fortaleza com certeza não pensaram somente em futebol. A cidade oferece programas para todos os gostos, além de um visual de tirar o fôlego. Durante o dia ou à noite, passear pela Avenida Beira Mar é garantia de encontrar a agitação da capital cearense.

No Mercado Central é possível apreciar o trabalho das rendeiras. Já o Centro Cultural Dragão do Mar concentra as riquezas culturais, com o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo e o Memorial da Cultura Cearense.

Se a intenção é praia e esportes, as opções são muitas. A Costa do Sol Nascente ou Poente é excelente para passeios de buggy em praias como Caponga, Beberibe e Lagoinha, além da de Cumbuco, onde é possível praticar esportes náuticos e aproveitar o ecoturismo.


Eventos

A combinação de futebol e forró também estará presente em Fortaleza durante a Copa das Confederações. Entre os dias 15 e 30 de junho, a praia de Iracema terá uma grande festa junina com danças, barracas de comidas típicas, exposições sobre o Nordeste e quadrilhas.

Para quem não gosta dos eventos juninos, a orla da Beira Mar é uma ótima opção, com shows gratuitos de artistas locais no anfiteatro Flávio Ponte durante os finais de semana. As sextas, o pôr do sol no Passeio Público pode ser assistido ao som de música eletrônica.


Recife - PE

A cidade tem seu nome em homenagem aos arrecifes se espalham pela orla de oito quilômetros, que oferecem piscinas naturais de águas mornas e claras. A praia de Boa Viagem é o cartão-postal do litoral recifense. Urbanizada, tem a maior concentração de bares, hotéis e restaurantes. Para apreciar a gastronomia regional, experimente pratos como a macaxeira com charque, o arrumadinho, a buchada e o bolo de rolo. Rios e pontes atravessam Recife formando ilhas como São José e Santo Antônio, que se destacam pela arquitetura antiga de igrejas e construções.

Na região do Casario de Apipucos é possível reconhecer as edificações oitocentistas. Casas altas, alicerces de pedras e calçadas reforçadas eram utilizadas pela aristocracia do século XIX para tomar banhos de rio e passar as festas.


Eventos

Palco de três jogos da Copa das Confederações, Recife quer espalhar o clima de festa por toda a cidade. De 6 a 30 de junho, a cidade festejará o São João em 10 arraiais com cerca de 450 apresentações de grandes nomes do forró, como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Os arraiais do Sítio Trindade, Praça do Arsenal, Parque Dona Lindu, Peixinhos, Pátio de São Pedro, Várzea, Ibura e San Martin estarão equipados com telões durante todo o período junino, e os espaços serão denominados “Torcida Recife”.


Rio de Janeiro - RJ
Conhecido internacionalmente como o cartão-postal do Brasil, o Rio de Janeiro tem de tudo. Belas praias, vida noturna agitada, passeios com paisagens deslumbrantes, roteiros de esportes. Para compreensão geral da beleza da cidade, um dos primeiros locais a serem visitados é o Corcovado. Com 710 metros de altura, o morro é o lar do Cristo Redentor, símbolo do município.

Outro passeio belíssimo é o do Bondinho do Pão de Açúcar, teleférico que sai da praia Vermelha e vai até o cume do morro de mesmo nome. São 396 metros de altura e vistas de para a enseada de Botafogo e Baía de Guanabara.

Aproveite a cidade percorrendo o calçadão de Copacabana, feito de pedras portuguesas brancas e pretas que formam um mosaico em desenho de ondas. Ele acompanha a praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, e a Avenida Atlântica, que além da excelente estrutura de hospedagem, oferece bicicletário, ciclovia e quiosques. Conheça também a Lapa, bairro repleto de bares e restaurantes, e onde estão localizados os Arcos da Lapa, um dos símbolos arquitetônicos do Rio de Janeiro.


Eventos

O Maracanã, principal estádio do Rio de Janeiro, será o palco da grande final da Copa das Confederações, além de mais dois jogos da primeira fase. Quem não for assistir às partidas no estádio poderá acompanhar as exibições no Terreirão do Samba, na Praça XI, além de shows para o público.

Uma excelente atividade cultural para quem tiver filhos é o 13º Salão do Livro para crianças, feira que acontece de 5 a 16 de junho. Festa junina também não vai faltar: o Arraial da Providência no Jockey Club Brasileiro será de 7 a 9 de junho; e o São João Carioca será no Parque Madureira, no dia 28 de junho.


Salvador - BA

Primeira capital do Brasil, Salvador é uma cidade conhecida mundialmente. O carnaval soteropolitano é a maior festa popular do planeta, e seu centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A cidade que respira folia tem grande influência da cultura africana na gastronomia (acarajé, vatapá, caruru, moqueca, abará), na dança (capoeira) e na religião (candomblé).

A região central conta com mais de 800 construções da época colonial e com o Pelourinho, que é o núcleo de cultura e lazer de Salvador. O artesanato está por toda a cidade, mas a maior concentração de produtos está no Mercado Modelo. Localizada na chamada “cidade baixa”, a construção antigamente abrigava os escravos recém-chegados da África e hoje é vista como um dos maiores centros de produtos artesanais da América Latina.

Para chegar até a “cidade alta” e observar a vista da Baía de Todos os Santos, muitos turistas utilizam o Elevador Lacerda, maior elevador público do País. Ao visitar Salvador, não deixe de assistir ao espetáculo do pôr do sol no Farol da Barra, e também de conhecer a praia de Itapuã, uma das mais bonitas da cidade.

Davi Souza Junior nunca foi a Salvador, mas está ansioso pela viagem que o levará à disputa pelo terceiro e quarto lugares da Copa das Confederações 2013. "Não conheço a cidade e quero muito visitar pontos turísticos como o Elevador Lacerda e comer um acarajé. Para o jogo, espero poder assistir Brasil, Espanha ou Itália", diz.


Eventos

Concomitantemente à Copa das Confederações, Salvador comemorará uma das maiores festas populares do Brasil, o São João. Serão 30 dias de folia no Pelourinho, com 122 apresentações musicais de bandas e artistas, além da presença de 16 trios de forró.

Outra grande atração é o Concerto de Cordas e Máquina de Ritmo. Nos dias 13 e 14 de junho, Gilberto Gil estará no Teatro Castro Alves acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Bahia, (OSBA) e o valor do ingresso será de R$ 1.

Os interessados na história do futebol podem conferir a Mostra Canal 100, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), de 14 a 29 de junho. Serão exibidos filmes sobre futebol, e no dia 21 haverá um debate com o diretor da mostra, Alexandre Niemeyer.

Fonte: Portal Brasil

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.