Um outro tempo

Paquetá não tem carros ou ônibus, mas você não vai sentir a menor falta disso. O máximo de
modernidade local são as charretes, riquixás e as bicicletas. Não é preciso se preocupar com locomoção já que a ilha é pequena e tudo pode ser feito a pé. O clima é mesmo de outra era e o turista vai poder conhecer um pedaço do Rio que não parece o Rio o que, apesar de ser um tremendo clichê, é a mais pura verdade.

E os cavalos com flores na cabeça que puxam as charretes irão rapidamente conquistar o turista!
Paquetá, por si só, já vale a visita, mas em domingo de samba ela pode ser ainda melhor.
Durante muito tempo, mais especificamente nos anos 80 e 90, ir à Paquetá era considerado “brega” ou “coisa de farofeiro”. Mas a roda de samba, que acontece no Iate Clube (Praia das Gaivotas S/N) uma vez por mês, trouxe uma nova vibração ao local. Além do parque, dos pedalinhos (agora vintage) e do papo à beira da praia ou na praça, é possível aproveitar um samba da melhor qualidade. Os frequentadores são sempre muito amigáveis e receptivos e o clima de Paquetá contagia a todos que chegam. O restaurante do clube pratica preços honestos (o que é importante nesses tempos careiros do Rio de Janeiro) e os pratos servidos são realmente bons.

A ilha tem hotéis e um passeio de um dia é delicioso, mas o turista pode considerar transformar o passeio em um final de semana. Só é preciso se programar, pois a ilha é pequena e não há muitas pousadas. Além disso, há pequenos restaurantes familiares, bares e casas de família que cobram uma pequena entrada para que as pessoas possam usar a piscina.

A ocupação de Paquetá data do início da A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo.

colonização do Rio de Janeiro e ela já foi personagem famosa de músicas e livros como
Para chegar até lá o turista deve se dirigir até a Praça XV e tomar a barca direção Paquetá. Na ilha irá desembarcar na própria Praia das Gaivotas e ao fim da praia é possível avistar o clube. Atenção ao horário das barcas e aproveite, pois é possível ver a Ilha Fiscal bem de perto e saborear a vista do Rio da Baía de Guanabara, um ângulo que nem sempre o turista tem a chance de conhecer.

Existem outras praias para se ver além da Praia das Gaivotas em Paquetá e é por isso que quem vai volta para rever. E a verdade é que um pequeno passeio tomando sorvete em Paquetá já é um programão por si só!


Informações úteis em: www.facebook.com/Roda-de-samba-em-Paquetá

www.ilhadepaquetá.com.br

http://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas


Suiá Dylan

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.