Pedro Lourenço e sua arquitetura da moda.

Pedro Lourenço está prestes a completar 23 anos de idade e poderia ser mais um jovem estilista brasileiro promissor, mas - ainda em seus 22 anos! - Pedro carrega 10 anos de carreira profissional, quase 4 anos de carreira internacional, com seu nome no calendário oficial dos desfiles da Semana de Moda de Paris desde 2010, e agora sendo o primeiro estilísta brasileiro escolhido para assinar uma coleção de acessórios em parceria com a marca austríaca de Cristais Swarovski. Pedro foi o artista escolhido porque é um nome de grande projeção mundial e valorizado no mercado internacional. No final do ano passado, uma importante publicação americana, a Forbes, incluiu seu nome numa lista 30 de jovens com menos de 30 anos, com maior influência no mercado das artes e da moda, e que estão inovando os parâmetros de criação em suas áreas.


Como, tão cedo?

Pedro Lourenço nasceu em berço de artistas. Seus pais são dois grandes criadores da moda em São Paulo, um dos maiores centros de moda do Brasil. Ambos tem suas marcas, Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, como as maiores referências de moda e estilo no país. Suas lojas integram o mercado de luxo e estão consolidadas há mais de 3 décadas nos melhores endereços da cidade. Pedro cresceu entre suas fábricas e estúdios, suas viagens em visita às grandes feiras de moda do mundo e, claro, entre os inúmeros desfiles que ambos produziram e assistiram. Esse vai e vem entre tecidos, modelos, modelistas, backstages, e todo processo de produção e criação, deu a Pedro tamanha familiaridade do fazer e pensar moda que aos 12 anos já assinava sua primeira coleção para a segunda marca de sua mãe, a Carlota Joaquina, e com ela desfilasse na SPFW, a importante semana de moda de São Paulo. Aos 15 anos foi a vez de inaugurar sua própria marca, e que leva seu nome, Pedro Lourenço, na mesma SPFW, para a edição do inverno 2005. Em 2008, Pedro parou tudo e foi estudar artes e moda em Paris. Lá decidiu que sua carreira deveria ir além e aos 19 anos teve seu nome inscrito na Semana de Moda de Paris, onde realizou seu primeiro desfile internacional. Mas, detalhe: todo idealizado e produzido no Brasil! De lá para cá, seu trabalho foi comentado e elogiado por nomes da crítica internacional, como o de Suzy Menkes, Anna Wintour, e Costanza Pascolato e suas roupas distribuidas em cidades como Londres, Milão, Paris, Nova York e Xangai. Também criou produtos e coleções para grandes marcas brasileiras, como a marca de sapatos Melissa e a cadeia de varejo Riachuelo. Agora, em Fevereiro deste ano, Pedro inovou mais uma vez com seu 7º desfile na capital francesa, ao optar por apresentá-lo em plataforma digital. Uma escolha estratégica de mercado para priorizar o produto final, dinamizar os veículos de comunicação e distribuição e manter-se fiel ao seu DNA de moda: 100% brasileiro em sua estrutura.


As criações de Pedro trazem uma forte referência à arquitetura moderna, incluindo a de Oscar Niemeyer, à fotografia, às várias possibilidades inovadoras da tecnologia associadas à produção e às estruturas do tecido. E, também, à esselência das técnicas de construção e alfaiataria.

Pedro Lourenço

Texto de Karen Nina Silveira, designer com formação em Belas Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado e profissional de moda na área comercial. Exclusivo para a AABB.

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.