Feira do Rio Antigo na rua do Lavradio
O Brasil tem capoeira, samba e caipirinha. Isso todo mundo sabe. Você também sabe. Mas o Brasil tem mais. E o Rio mais ainda. O Rio tem capoeira, samba e caipirinha, mas isso pode ser diferente. Isso pode ter uma cara diferente dependendo de onde você vai ver a roda de capoeira, a roda de samba e beber sua caipirinha.
É por isso que estamos aqui, para falar de uma maneira diferente de fazer tudo isso. E também para falar de outras coisas.
Você pode fazer os dois, o circuito turistão e o alternativo, sempre tendo em mente que o Rio, como tantos outros lugares do mundo, vai além do clichê.
A começar pela Feira do Rio Antigo que acontece na rua do Lavradio entre as ruas Mem de Sá e Visconde do Rio Branco todo primeiro sábado do mês das 10h às 18h.


A feira por si só já é algo que talvez o turista não pense em visitar, afinal, quem compraria antiguidades em uma viagem de férias ao Brasil? Mas a feira pode ser mais do que apenas uma oportunidade de conhecer os antiquários daquela região que colocam suas peças na rua. Ela é também uma oportunidade de conhecer artesãos locais que produzem suas próprias peças e as vendem ali. Há coisas interessantes que não são somente artigos para casa mas também discos de vinil, artigos de vestuário (há coisas interessantíssimas, como maiôs diferentes daqueles que vemos nas lojas dos shoppings, entre outras), artigos para o banho, para a decoração (antigos e novos), uma roda de capoeira Angola, e a Lapa, claro. A Lapa durante o dia.
Talvez o turista já tenha ido à Lapa, o que talvez o turista não conheça é a Lapa durante o dia. Uma Lapa que é conhecida daqueles que moram nela ou em suas imediações. Uma Lapa que também tem samba e ótimos lugares para comer durante o dia, mas que é, absolutamente, uma outra Lapa. Uma Lapa mais relaxada, menos alcoolizada, menos engarrafada (de gente e de carros), menos maquiada, mais íntima, mais próxima, mais solar.
Conheça a Lapa. De um outro jeito. E se der, levante o rosto um pouco e admire o Convento Santa Teresa ao fundo.
Suiá Dylan
Informações que possam ajudar em: www.novorioantigo.com.br
PS: É claro que esta que vos fala também não resistiu e comprou um par de Havaianas customizado porque Havaianas são a cara do Rio de Janeiro.
Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB
Author & Editor
Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.