Cabo Roger, dos cenários do Brasil aos da Europa

O universo particular da percussao no Brasil é muito extenso, na Bahia estado considerado um dos mais ricos centros culturais do Pais; aonde tem seus expoentes, suas caracteristicas própias, resultado da rica miscigenaçao entre indio nativo, o portugues colonizador e o negro escravizado.

Das raízes negras brotou o samba de roda,seu filho samba, o lundu e outros ritmos, movidos por atabaques,birimbaus,marimbas- espalhando-se pelo resto do Brasil, e ganhando o Mundo.

Entre ritmos e atabaques encontramos em Mallorca a ROGERIO SANTOS DA SILVA, conhecido como Cabo Roger, nascido na capital da Bahia a 29 anos é um dos percussionistas Bahianos mais prestigiados no nosso panorama nacional, residindo em Mallorca há 1ano nos conta um pouco da sua trajetória artistica, seu amor pela percussao e pela música brasileira.

Meu amor pela percussao e pela música começaram desde pequeno, na Bahia como todos sabemos se respira cultura, música,ritmo,inventamos ritmos com caixinhas de fósforos - comenta o percussionista com a alegria e descontraçao bahiana.

Nos meus tempos de crinaça, minha querida avó Tereza, vendo meu interesse pela música, principalmente pela percussao me comprou o primeiro instrumento timbau.

Os começos sempre sao dificies mais o artista sempre teve muito claro, como diz o provérbio bahiano: "O baiano ñ nasce ele estreia"!, , através de um convite do ex-cantor do Olodum Lula Novais, fui tocar na banda do "Olodum mirim", 1996.

Dai pra frente foi aonde tudo começou...

A carreira do percussionista, decolou fazendo turnês com bandas reconhecidas na regiao Baiana, aonde a partir de 2003-2006, passou viajando pelo norte do Brasil com a BANDA JOGO DURO ,no mesmo periodo teve passagem por bandas muito conhecidas como a BANDA BOM BALANÇO que seu deu a conhecer em todo Brasil com o sucesso: SAMBA JULIANA.

Em 2008, teve a oportunidade de trabalhar com o reconhecido cantor CID GUERREIRO ,autor de varios sucessos como Ilariê.

Em 2010, recebeu o convite do famoso grupo "Terra Samba", consolidando sua carreira.

Cabo Roger pretende trasmitir sua paixao pela percussao nao só tocando como ensinando,com varios projetos na España pretende ensinar sua arte as pessoas interessadas na percussao.

Um desses grandes projetos é um WORKSHOP de percussao em Palma de Mallorca, esse verao, voltado para pessoas que tenham interesse em aprender, de forma prática, a tocar pandeiro, berimbau,cajón, e timbau.













Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.