Vamos legitimar o Conselho de Cidadania da Jurisdição de Barcelona



Brazilian flagOs cidadãos brasileiros que queiram participar com o seu voto na legitimação do Conselho de Cidadania da Jurisdição de Barcelona, podem fazê-lo na forma descrita abaixo (3) escolhendo entre as candidaturas apresentadas o nome ou os nomes de sua preferencia.

Recordamos a importância de participar neste processo, pois estes serão os nossos representantes frente ao governo brasileiro.

Aconselhamos votar em todos os candidatos, já que cada um tem uma função específica dento do Conselho, em suas diferentes áreas.

1. O que é o Conselho de Cidadania?
É uma forma criada pelo Governo do Brasil há vários anos para aproximar os brasileiros no exterior das ações do Governo, por meio dos Consulados. Um grupo de pessoas que se apresentam voluntariamente para manter um vínculo entre as comunidades e o Ministério das Relações Exteriores, ajudando a melhorar a relação com os Consulados.


2. Como funciona o Conselho de Cidadania?
Um grupo de pessoas, agrupadas em diversas categorias (cultural, associativa, empresarial, afro-descendentes, religiosa, comunicação e educação) se reunirá periodicamente no Consulado, em um mandato de dois anos, em reuniões abertas para qualquer representante da comunidade brasileira na Jurisdição deste Consulado (desde que solicite previamente ao e-mail cbrasilbcn@gmail.com confirmação da sua participação na data designada). Atendendo ao pedido da própria comunidade,
o Presidente de Honra do Conselho de Cidadania é o Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona.

3. Quem pode e como pode votar?
Até o final do mês de janeiro de 2012, qualquer brasileira ou brasileiro residente na Jurisdição do Consulado Geral do Brasil em Barcelona, pode e deve enviar um correio eletrônico (e-mail) para cbrasilbcn@gmail.com, anexando a Cédula Eleitoral, preenchida com todos os dados e
  • Votando em um dos candidatos;
  • Ou votando em mais de um candidato;
  • Ou votando em todos os candidatos.
Referendando, de alguma destas formas, os nomes apresentados. Como cada eleitor achar melhor.

Por não ser uma votação formal, nos termos da Lei Eleitoral Brasileira, pode votar qualquer brasileira ou brasileira, independente da sua situação de nresidência (desde que possua pelo menos três meses de residência), que seja maior de 16 anos, mesmo que não possua título de eleitor brasileiro e que não esteja matriculado ou cadastrado no Consulado. Será assegurada a confidencialidade dos dados de todos os votantes. Para saber como participar, obter maior informação, esclarecer dúvidas ou conhecer melhor os candidatos recomenda-se escrever para o mesmo e-mail cbrasilbcn@gmail.com.

4. Se somente agora ficou conhecendo este processo, não se preocupe. Ainda há tempo para incorporar-se e ampliar ao máximo a sua participação cidadã, inclusive ajudando a divulgar entre amigos e conhecidos, também utilizando as redes sociais da Internet. Em breve, divulgaremos a data da próxima reunião e sinta-se convidado, desde já. Um dos objetivos do novo Conselho de Cidadania é justamente melhorar a comunicação com toda a comunidade e contar com a máxima participação de colaboradores.

A Comissão Eleitoral.

Asociacion Amigos de Brasil en Baleares AABB

Author & Editor

Promovemos a integração, a cultura brasileira, as atividades artísticas, os esportes, potenciar a convivência, a justiça social, colaborar com as instituições brasileiras e de baleares, com a solidariedade, o civismo, a etica e os valores morais positivos, além de qualquer atividade que suponha um beneficio para a comunidade em geral.